O que é?
O clareamento dental é uma técnica que visa remover pigmentos dos dentes, adquiridos ao longo da vida do indivíduo. Esses pigmentos são adquiridos por meio de alimentos e bebidas com corantes, sejam estes arficiais, como tabaco, refrigerantes e doces, ou naturais, como beterraba, chás diversos entre outros.
Essa alteração de cor dos dentes acontece de forma gradual e é considerado um processo natural do envelhecimento dos dentes. Por isso, ao remover estes pigmentos, os dentes ficam mais brancos e, consequentemente, com uma aparência mais jovem.
Como se dá o clareamento?
O clareamento se dá por meio de agentes clareadores que são peróxidos de hidrogênio ou carbamida, sendo o primeiro mais utilizado. São substância de uso profissional, principalmente em altas concetrações, pois além do potêncial clareador, podem gerar danos os tecidos bucais e dentais, se mal aplicados.
Modalidades de clareamento
O clareamento dental pode ser realizado em consultório dentário, quando o gel clareador apresenta maior concentração, e necessita de cuidados especiais para proteção dos tecidos bucais. O clareamento também pode ser realiado de forma supervisionada em casa, por meio do uso de moldeiras personalizadas, confeccionadas para cada caso e cada paciente.

Clareamento em consultório
Essa modalidade de clareamento utiliza maiores concetrações de peróxidos, que podem variar de acordo com sua apresentação, marca e modo de aplicação. Esta modalidade de clareamento apresenta resultados relativamente mais rápidos, pois na primeira sessão, normalmente, observa-se uma grande mudança na coloração dos dentes do paciente (lembrando que os resultados são individuais e variam de pessoa para pessoa).
Nesta modalidade de clareamento, bons resultados são obtidos com 2 a 3 sessões de clareamento, normalmente nunca ultrapassando 3 sessões, com intervalos de pelo menos 7 dias entre cada sessão.

Clareamento supervisionado
Há quem chame essa modalidade de claremanto de “caseiro”. Mas essa nomenclatura não é a mais adequada, pois dá a entender que o processo é realizado de forma independente pelo paciente, quando na verdade todo o processo é supervisionado pelo dentista, desde a avaliação da sensibilidade, medidas para controle da mesma, confecção da moldeira personalizada e opção por qual peróxido utilizar, em qual concentração e em qual intervalo de tempo ele será aplicado.
Nessa modalidade de clareamento são realizados testes de sensibilidade (em alguns casos são necessários procedimenteos adicionais prévios ao claremento, para controle da sensibilidade dental), confecção de moldeira personalizada para o paciente, e orientações de uso do peróxido de escolha, no intervalo de tempo determinado pelo dentista.
Nesta modalidade de clareamento os resultados surgem de forma mais gradativa, entre 2 a 4 semanas de aplicação diária do gel clareador. Neste período o paciente fica assistido pelo dentista, caso hajam dúvidas, sensibilidade ou quaisquer intercorrências.

Clareamento combinado
Essa modalidade de clareamento nada mais é do que a junção do clareamento de consultório e o clareamento supervisionado. Nesta modalidade o profissional opta por realizar uma sessão de clareamento em consultório e, em seguida, realizar o clareamento supervionado, por mais 1 a 3 semanas, normalmente.
Achou interessante? Entre em contato conosco e agende uma avaliação.